Ex-prefeito teixeirense, Francistônio Pinto, morre em hospital de São Paulo

10/02/2008 05h11

Francistônio Pinto, ex-prefeito de Teixeira de Freitas e ex-deputado federal, faleceu na tarde desta terça-feira, 16, no hospital AC Camargo, em São Paulo/SP. Há pouco tempo ele precisou ficar internado, neste mesmo hospital, durante trinta e sete dias, sendo sete deles em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o que foi declarado pelo próprio Francistonio, sua internação foi necessária para que um erro médico precedente fosse corrigido. Ele teria tido o esôfago perfurado durante a coleta de material para a realização de uma biopsia.
A princípio, as idas de Francistônio ao AC eram para a realização de uma tomografia com uso de scanner. Esse exame detectou uma pequena glândula localizada no intestino. Para obter um diagnóstico mais preciso a equipe médica optou pela biopsia, foi quando houve o erro médico. Desde que foi vítima do erro, o ex-prefeito adquiriu uma bactéria rara, denominada Mediatinite. Informações dão conta de que no Brasil não há registro de pessoas que tenham sobrevivido após a infecção por tal bactéria, exceção apenas para pacientes atendidos pelo AC Camargo, mesmo assim em baixa proporção.
No último dia 30 de janeiro, Francistônio declarou ao site Teixeira News que havia sido abençoado por um milagre, que se sentia muito feliz em estar vivo. Mas, dores abdominais passaram a atormentá-lo nos últimos dias, novamente ele foi levado ao Hospital AC Camargo e às 14 horas desta terça-feira, ele faleceu.
Francistônio Alves Pinto, mineiro do vale do Jequitinhonha, erradicado na Bahia, passou seus últimos anos de vida dividindo residência entre a Bahia e o Maranhão. Pai de quatro filhos, ficou viúvo em março de 1988, mesmo ano em que se tornou o segundo prefeito de Teixeira de Freitas. Em 1999 foi eleito deputado federal.
Francistonio é de uma família de políticos, entre eles, o deputado federal Uldurico Pinto, o prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto; o ex-prefeito de Santa Cruz Cabrália, José Ubaldino Alves Pinto, o ‘Baiano’ e o seu filho, Ubaldino Junior, ex-prefeito de Porto Seguro e Célio Pinto, prefeito de Serra dos Aimorés/MG.
Em 2009 o político sofreu um duro golpe com a morte do seu filho mais velho, Tony Pinto, ex-prefeito de Ibirapuã. Tony morreu por afogamento aos 36 anos.
Segundo informações de pessoas próximas à família, o corpo será velado durante todo o dia de hoje, 17, no ginásio municipal de esportes e o sepultamento acontecerá na manhã de quinta-feira.
O SINCOMERCIO, EM NOME DO COMERCIO DE TEIXEIRA DE FREITAS E REGIÃO, NESTE MOMENTO DE DOR E PROFUNDA SAUDADE DESEJA QUE O CONSOLO DIVINO ESTEJA NO CORAÇÃO DE TODOS OS FAMILIARES, AMIGOS E FUNCIONÁRIOS DE FRANCISTONIO PINTO.

Veja também