IV edição do Festival Gastronômico é oficialmente lançada em Teixeira

31/08/2017 12h00

A IV edição do Festival Gastronômico Sabores de Teixeira de Freitas foi oficialmente lançada na noite desta quarta-feira, 30 de agosto. Nesta edição, o festival fará uma viagem pela culinária italiana.

O festival faz parte do calendário festivo do município desde 2013, na primeira edição 26 estabelecimentos participantes concorreram nas categorias prato principal, lanche e petisco, com o tema “Carnes e Queijos”.

Todas as edições, os participantes têm o desafio de elaborar seus pratos de acordo com o tema escolhido pela comissão organizadora, que normalmente são de pratos típicos do Brasil, mas nesta edição, a comissão ousou e desafiou os empresários a buscar na culinária italiana referências para o cardápio.

O evento acontece no período de 14 de setembro a 1 de outubro, e com muitas surpresas, a abertura da Cozinha Show será no dia 13 no Shopping Pátio Mix, e terá como Chefes, Maira Pinto, Pedro Mesquita e o participante do Bake Off Brasil, Dário Heberson.

Também disputará como prato principal e petisco o Lakan House Beer, que vai estrear sua primeira participação no festival. O Lakan é um restaurante típico nordestino, mas buscou referências na culinária italiana e preparou dois deliciosos pratos. Aguarde!

O Festival acontece nos principais bares e restaurante da cidade, e movimenta toda a população agradando os mais exigentes paladares. O evento tem como objetivo maior, evidenciar e divulgar Teixeira de Freitas como referência profissional gastronômica, além de potencializar a economia através da culinária fortalecendo também o turismo.

Durante o festival será realizado aos sábados, uma aula show numa mistura de cultura e gastronomia italiana com a brasileira, utilizando produtos da agricultura familiar, encontrados no mercado teixeirense.

O evento é realizado pela prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, com apoio máster do Senac e Sebrae.

Nanci Costa, gerente regional do Senac, explicou que a entidade tem o papel de acompanhar o treinamento dos participantes, a degustação dos pratos nos estabelecimentos. Já a Cozinha Show, trabalhará com a avaliação técnica e desenvolvimento dos pratos de acordo com os critérios exigidos pela comissão técnica.

Além do Senac, o Sebrae tem o papel fundamental no festival. De acordo com Alex Brito, foram realizados minicursos com os participantes, ensinando como montar vitrine, trabalhar com a higiene, suporte administrativo, cuidados com os clientes e também vendas.

Flávio Guimarães, secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, disse que o tema escolhido foi justamente para criar o desafio de buscar novas técnicas e sabores para agregar à culinária, sem perder a identidade da gastronomia local.

Hebert Fernandes representou o prefeito Timóteo Brito, e falou da satisfação de mais uma vez o município se tornar palco de um mega evento gastronômico.

No Festival, 27 participantes disputarão as categorias: Prato Principal (restaurantes); Petisco (bares e botecos); Lanche (lanchonetes, creperias, tapiocarias, padarias e pizzarias); Sobremesa (doceria e cafeteria).

Veja também

Divulgue sua empresa

Contrate nossos serviços de publicidade e cobertura: são 11 anos de experiência e profissionalismo aliados a um potencial incrível de comunicação e alcance de público. Saiba mais